Você sabe quais são os principais erros na construção civil? O que acha de conhecê-los agora?
Todos nós estamos sujeitos a cometer falhas que colocam todos os nossos planos ou um planejamento em risco. Não é diferente de uma obra, onde os erros na construção civil podem comprometer todo um cronograma.
Desse modo, é de extrema importância debater sobre este assunto, uma vez que os erros podem acontecer com uma frequência muito grande.
Estamos falando de uma área repleta de detalhes e que, por falta de atenção, pode gerar um custo extra e atrapalhar o seu desenvolvimento. O que demanda muito conhecimento técnico e atenção dos profissionais envolvidos em uma obra.
Sendo assim, preparamos este artigo com os principais erros na construção civil, a fim de fazer com que você possa evitá-los. O que você acha de ter um maior conhecimento sobre este assunto tão relevante?
Portanto, continue acompanhando o material produzido pela Brasloc e tire as suas dúvidas sobre este tema. Vamos lá?
Quais os erros na construção civil?
São vários os erros que podem ser cometidos na construção civil, colocando todo o andamento de uma obra em risco.
Contudo, existem alguns que acabam se sobressaindo, demandando um maior conhecimento.
Além disso, antes de falar mais abertamente sobre os principais erros, é necessário entender que nenhum projeto, na construção civil, é igual a outro.
Ou seja, existem algumas variáveis que podem influenciar em um erro ou outro.
No entanto, o nosso intuito é apresentar quais são os erros mais comuns na área da construção civil e que podem, assim, ser encontrados em uma obra.
Aproveite o assunto para ler o nosso artigo Descubra os melhores métodos para o acompanhamento de uma obra.
Portanto, acompanhe a seguir e descubra como você pode se prevenir contra os erros na construção civil. Veja!
Pouca acessibilidade
O nosso primeiro erro na construção civil que pode comprometer uma obra é o acesso deficiente à ambientes de altura. O resultado surge com a falta de manutenção daqueles sistemas que nós chamamos de prediais.
Sendo assim, tanto os equipamentos quanto válvulas e chaves de desconexão localizados acima dos tetos acabam não passando por manutenções.
O que é um grande risco, tanto para o desenvolvimento da obra como também para a segurança dos profissionais.
Dessa forma, é necessário garantir que os colaboradores envolvidos na obra tenham fácil acesso à ambientes de altura.
Desse modo, é de extrema importância garantir que uma obra disponha de andaimes para que seja possível alcançar ambientes de altura.
Orçamento impreciso
A maneira como uma obra lida com as suas finanças é determinante para o cumprimento do seu cronograma.
Dessa forma, quando se tem em mãos um orçamento impreciso, é possível que seja necessário lidar com atrasos, falta de equipamentos e até mesmo de materiais. O resultado é a paralisação da obra por falta de recursos.
Portanto, é no próprio orçamento que você decide, por exemplo, se vale mais a pena comprar ou alugar os seus equipamentos. Um orçamento impreciso e fora da realidade coloca em risco a entrega de uma obra.
Modelos fora da atualidade
Toda obra precisa estar atualizada em relação aos desenhos e projetos de construção que estão sendo utilizados.
Sendo assim, é possível optar por um modelo que, no momento, se encontra desatualizado.
Desse modo, é necessário entender e analisar quais modelos são aqueles que estão atualizados. A sua utilização evita que uma obra seja entregue com atrasos.
Ou seja, o uso de modelos fora da atualidade pode fazer com que todo o trabalho seja paralisado ou, em alguns casos, até mesmo refeito.
Portanto, você consegue imaginar o tempo e o dinheiro que todo este processo pode demandar?
Falta de materiais e equipamentos
Lembra quando nós falamos das principais consequências da realização de um orçamento que não esteja de acordo com a realidade?
Dessa maneira, um dos principais resultados tanto de um orçamento ruim ou da falta de um planejamento é a falta de materiais e equipamentos.
Ou seja, toda obra precisa de materiais e equipamentos para que ela possa passar por todas as etapas até chegar na sua conclusão. E, com a falta, é possível que todo o projeto seja entregue com atrasos ou paralisado.
Portanto, bastante atenção na hora de escolher os seus fornecedores e no momento de optar por comprar ou alugar equipamentos.
Nós já falamos sobre a importância e as vantagens do aluguel de equipamentos por aqui, leia mais no nosso artigo: 4 vantagens para você optar pelo aluguel de equipamentos.
Cronograma errado
O último dos nossos erros na construção civil é a realização de um cronograma errado, o que pode comprometer a entrega de um projeto.
Desse modo, lidar com as tarefas fora de ordem pode gerar uma grande dor de cabeça, resultando na insatisfação de um cliente.
Além disso, a realização de um cronograma errado pode aumentar o tempo de trabalho e, consequentemente, os gastos envolvidos também.
Logo, podemos concluir que todos os erros na construção civil podem acabar prejudicando e muito uma obra. Além do aumento no número de gastos, também é possível perceber um aumento no trabalho e na satisfação dos clientes.
Portanto, qual é o nosso conselho? Que você busque evitar os erros listados aqui, aumentando assim o seu nível de excelência.
Outra dica que nós podemos ter dar é conhecer mais sobre a Brasloc e as suas vantagens!
Dessa maneira, vamos deixar aqui um link para que você entenda melhor quais são os nossos serviços e como nós podemos te ajudar!
Sendo assim, leia agora o seguinte artigo: Como funciona a Brasloc? Por que contratar os nossos serviços?
Leia também
- Cronograma de execução de obra: como elaborar?
- Processos trabalhistas: como evitá-los na construção civil?
- NBR 6122 na construção civil: o que eu preciso saber?
- Qual o papel do Alvará de Construção dentro de uma obra?
- Descubra quais são os principais erros na construção civil
- O que é viabilidade de uma obra? Vamos descobrir?
- Descubra agora como descartar o entulho em uma obra
- 4 dicas para quem quer começar uma obra do zero
- O que fazer com os resíduos da obra
Veja outros artigos em nosso blog!