Artigo

Descubra os melhores métodos para o acompanhamento de uma obra

A construção civil é um processo que envolve vários fatores. Dentre eles, não podemos deixar de mencionar o acompanhamento de uma obra.

Uma boa gestão, dentro de uma obra, é o que vai garantir o seu sucesso. Além disso, ela influencia diretamente para diminuir custos, evitar desperdícios e cumprir os prazos referentes à sua entrega.

Dessa forma, é fundamental elaborar um planejamento para a sua obra que resulte no seu bom gerenciamento.

Portanto, se você deseja compreender os melhores métodos para o acompanhamento de uma obra, confira o artigo a seguir! Vamos juntos?

Por que o acompanhamento de uma obra é importante?

Todo e qualquer empreendimento, independentemente de qual for o seu setor, precisa fiscalizar os seus processos. O intuito é simples: garantir que eles estejam sendo desempenhados de acordo com as expectativas da empresa.

Desse modo, o acompanhamento de uma obra é de extrema importância para se certificar que todo o andamento condiz com o seu escopo.

Ou seja, essa prática permite fiscalizar se uma obra está sendo desenvolvida como planejado, fazendo assim com que ela não corra riscos de sofrer atrasos.

Além disso, o acompanhamento de perto de uma obra permite identificar possíveis gastos dispensáveis, gerando assim uma economia.

No entanto, como fazer esse processo? O primeiro passo é fiscalizar, de maneira rotineira, a obra a fim de identificar possíveis erros e agir de forma rápida, evitando problemas maiores.

Quando esse acompanhamento de uma obra não acontece, ela fica sujeita à uma série de contratempos, que podem resultar em seu atraso ou paralisação.

Portanto, é fundamental implementar, dentro de uma obra, uma rotina de fiscalização e acompanhamento. Se você ainda não sabe como esse processo é feito, continue acompanhando o nosso artigo e confira!

Como fazer o acompanhamento de uma obra?

O acompanhamento de uma obra envolve várias etapas que devem ser seguidas à risca pelos profissionais.

Ou seja, para alcançar todos os resultados esperados, deve-se implementar uma gestão estratégica, com os seguintes fatores:

1- Planejamento financeiro

O primeiro passo para acompanhar o desenvolvimento e progresso de uma obra é a elaboração de um planejamento financeiro.

Desse modo, deve-se ter registrado, além do orçamento disponível para a obra, todos os seus gastos, como mão de obra, compra ou aluguel de equipamentos

Aproveite o assunto para ler o artigo: Como fazer para calcular os materiais de uma obra?

Além disso, é fundamental ter uma reserva financeira, uma vez que imprevistos e contratempos podem acontecer.

2- Elaboração de um cronograma

Outro ponto de extrema importância no acompanhamento de uma obra é ter em mãos um cronograma realista acerca dos prazos e etapas.

Aqui, você vai levantar todos as etapas de uma obra e o prazo para cada uma delas. Assim, é possível respeitar e seguir, etapa por etapa, a trajetória de uma obra até chegar ao seu resultado final.

Além disso, ao elaborar um cronograma, você consegue ter uma visão mais realista de todas as etapas. O que influencia diretamente na tomada de decisão. Um exemplo disso é quando o profissional, com o seu planejamento financeiro e cronograma em mãos, decide se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos.

Não perca a oportunidade de ler: Como funciona a Brasloc? Por que contratar os nossos serviços?

3- Controle as suas compras

Controlar e programar todas as compras dentro de uma obra é um dos principais pilares de uma gestão eficiente.

Essa etapa depende exclusivamente das outras duas anteriores, uma vez que todas elas acabam se complementando.

Dessa maneira, é necessário definir, de maneira prévia, quais serão todas as compras, ou aluguel durante as etapas da obra.

4- Se atente às responsabilidades trabalhistas

Por fim, mas não menos importante, é crucial se atentar à todas as responsabilidades trabalhistas envolvidas em uma obra.

Ou seja, deve-se atentar à fiscalização das condições de trabalho no acompanhamento de uma obra, a fim de garantir a segurança de todos os profissionais.

Além disso, o conhecimento técnico acerca do uso de EPI’s e da NR 18 são essenciais nesse momento, uma vez que eles ditam as responsabilidades trabalhistas em uma obra.

Inclusive, se você deseja se informar melhor sobre esse assunto, leia sobre a NR 18: O que é e qual a sua importância na construção civil.

Acompanhar e fiscalizar uma obra são processos de extrema importância para garantir a sua entrega, reduzindo drasticamente os riscos envolvidos.

Dessa maneira, busque implementar tais práticas dentro da sua obra e se certifique que tudo vai acontecer conforme dita o seu escopo.

Portanto, caso precise de alugar equipamentos, materiais ou auxílio na montagem de andaimes ou escoramentos, conte com a Brasloc! São anos de experiência de mercado ajudando seus clientes a construir um Brasil melhor.