A montagem de andaimes em ambientes de construção civil é completamente comum. Afinal, o equipamento conta com uma série de utilidades fundamentais para uma obra. Além disso, também consegue proteger e sustentar os trabalhadores em trabalhos em altura.

Assim, visando à segurança para os trabalhadores, é fundamental que esses equipamentos sejam montados da forma correta, a partir de profissionais que tenham conhecimento teórico e prático no assunto. Para a regulamentação da montagem, a NR 18 auxilia.

Montagem de andaimes: O que diz a NR 18 atualizada?

Abaixo, explicamos o que diz a legislação sobre a montagem de andaimes, garantindo segurança e preservando a integridade física de todos os trabalhadores, além de proteger o patrimônio da obra. Confira sobre o assunto a seguir:

Andaimes: requisitos e montagem

Primeiramente, os andaimes, segundo a NR 18, devem atender alguns requisitos. O primeiro deles é que sejam projetados por profissionais habilitados legalmente, além de serem fabricados por empresas que estejam inscritas no conselho de classe respectivo.

Assim como, eles precisam estar acompanhados com o seu manual de instrução, sempre em língua portuguesa. Além disso, de acordo com a legislação, deve haver um sistema de proteção para quedas em todo o perímetro da obra.

Montagem e desmontagem

Primeiramente, é fundamental que a montagem e desmontagem sejam executadas de acordo com o projeto da obra.

Em relação à montagem e desmontagem, a legislação impõe a obrigatoriedade da sinalização de toda a área em torno da atividade. Essa medida leva em consideração a queda livre das peças, impedindo quaisquer acidentes. Além disso, é obrigatório que toda a montagem de andaimes, assim como a sua manutenção e desmontagem, deve ter um responsável. Esse profissional precisa ser legalmente habilitado.

O ponto de instalação do equipamento de içar materiais precisa ser escolhido pensando em não comprometer a estabilidade e, principalmente, a segurança do trabalhador. Assim como, os meios de acessos e o SPIQ devem estar previstos no PGR da obra.

Profissionais

A montagem de andaimes só pode ser realizada por aqueles trabalhadores que forem capacitados e tenham recebido treinamento específico para o tipo do equipamento a ser utilizado.

O trabalhador também precisa ter um suporte/recipiente adequado, a fim de depositar os materiais e ferramentas. Além disso, também devem realizar o uso de SPIQ e as ferramentas adequadas, com amarração, a fim de evitar quedas acidentais. A área deve estar isolada e sinalizada corretamente.

É proibido

Por fim, a NR atualizada decreta algumas questões proibidas sobre os andaimes e em relação à plataforma de trabalho. Por exemplo, não se deve usar o equipamento construído a partir de uma estrutura de madeira. A exceção é quando existe a impossibilidade de usar andaimes metálicos. Além disso, é proibido retirar ou até mesmo anular os dispositivos de segurança do equipamento. Assim como, não se deve usar escadas ou quaisquer outros meios do piso de trabalho dos andaimes para conseguir atingir locais mais altos.

Agora que você conhece o que a NR 18 atualizada fala sobre a montagem de andaimes, é fundamental que você alugue os equipamentos de uma empresa séria e confiável. Clique aqui sobre o serviço de montagem e de desmontagem de andaimes da Brasloc!