Os equipamentos de segurança são obrigatórios para quem trabalha com altura. Afinal, é uma atividade que envolve riscos, especialmente em relação às quedas. Portanto, os equipamentos de proteção individual são fundamentais para que o trabalho em altura ocorra com segurança.

Continue conosco para saber quais são os EPIs de segurança obrigatórios para quem trabalha em altura.

Quais são os equipamentos de segurança obrigatórios para altura?

O trabalho na altura está entre os mais arriscados, devido ao risco de queda, que pode causar ferimentos e até levar o trabalhador ao óbito. Para evitar quedas fatais, a utilização dos EPIs de segurança é obrigatória de acordo com a NR-35 (Norma Regulamentadora nº 35).

Dessa forma, qualquer atividade que aconteça em alturas com 2 metros ou mais deve contar com medidas de proteção. E, claro, além dos equipamentos, a capacitação dos trabalhadores também é de extrema importância para evitar descuidos no ambiente de trabalho e proteger no caso de eventuais quedas.

Agora, confira os equipamentos de proteção individual obrigatórios para o trabalho em altura:

Cinto de segurança

Um dos principais EPIs de segurança, que também é conhecido como cinto paraquedista. É um equipamento fundamental para evitar a queda livre, já que em caso de quedas, o colaborador permanece pendurado e em segurança.

O acessório é um cinto conectado no corpo do trabalhador e também ligado a uma estrutura local fixa e independente do equipamento principal, normalmente chamada de linha de vida, permitindo que o trabalhador não caia.

Equipamentos de segurança obrigatório para trabalho em altura

Talabarte contra queda

É uma espécie de conector que serve para reter a queda do indivíduo. Há dois tipos:

  • Talabarte I ou Y: retém a queda do profissional, permitindo a ancoragem tanto vertical como horizontal;
  • Talabarte de posicionamento: permite o posicionamento do trabalhador em atividades nas quais é preciso atuar com as mãos livres.

Trava queda

Por fim, temos o trava queda, que como o próprio nome indica é um EPI para evitar deslizamentos bruscos no caso de quedas. Ele atua impedindo que o cinturão se desloque de maneira brusca. Há dois tipos:

  • Trava queda retrátil: indicado para trabalhos que exigem a posição horizontal, pois pode ser posicionado também dessa forma. Trava automaticamente em caso de quedas;
  • Trava queda deslizante: proporciona apenas movimentação na vertical. Assim como o modelo retrátil, também trava automaticamente no caso de quedas.

Equipamentos de proteção individual adicionais para altura

Além dos equipamentos obrigatórios de acordo com a NR-35, há outros equipamentos fundamentais para a altura, dependendo do tipo de serviço realizado. São eles:

  • Capacete com jugular: protege a cabeça contra impactos. Deve ter jugular para evitar que se solte em uma eventual queda;
  • Calçados especiais: deve proteger os pés contra colisões, objetos perfurantes ou quedas de itens;
  • Óculos: em trabalhos nas alturas os óculos são fundamentais para proteger contra o sol ou contra resíduos de obras, caso seja aplicável. No geral, protegem contra qualquer situação de luminosidade extrema ou em caso de acidentes com objetos e resíduos químicos.

Como vimos, os EPIs são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores nas alturas. Confira também nosso artigo sobre os principais equipamentos de segurança para construção civil.