Artigo

O que é viabilidade de uma obra? Vamos descobrir?

O que você entende por viabilidade de uma obra? Antes e começar qualquer construção, é fundamental analisar as suas condições econômicas e estruturais.

Ou seja, é necessário levar em consideração alguns pontos antes de se dar início à uma construção. Seja no âmbito público ou privado, deve-se compreender se ela não vai causar impactos negativos e se vai, de fato, resolver todos os problemas que levaram ao seu planejamento.

Desse modo, é de extrema importância entender quais são os fatores que definem a viabilidade de uma obra. Isto é, existem alguns elementos que, quando analisados, viabilizam o desenvolvimento de uma obra.

Você conhece quais são estes elementos que influenciam na viabilidade de uma obra? O que você acha de conhecê-los?

Portanto, leia o nosso artigo e descubra quais as características que tornam uma obra viável ou não? Acompanhe cada item apresentado aqui com muita atenção e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto!

O que define a viabilidade de uma obra?

Quais os fatores que definem a viabilidade de uma obra? Dentre todos os elementos envolvidos aqui, o principal deles é a parte econômica. Como assim? Nós, da Brasloc, explicamos para você como funciona.

Ou seja, levando em consideração a parte econômica, uma obra, para ser viável, precisa se pagar ou apresentar custos que estejam de acordo com aquele problema que a obra pretende resolver.

Que tal um exemplo para entender melhor este processo? Vamos supor que a construção de uma obra custa menos do que a sua arrecadação futura.

Além disso, também existem outros elementos que precisam ser pensados na hora de definir a viabilidade de uma obra. O segundo deles, uma vez que já citamos a parte econômica, é a parte ambiental.

Desse modo, é importante ressaltar que existem algumas regulações que podem impedir a construção de uma obra. Um exemplo claro disto é a construção em um mangue.

Caso, por desinformação ou irresponsabilidade, um empreendedor vir a comprar um terreno em uma área de mangue para uma construção, ele pode vir a ser penalizado com multas, que podem derrubar o seu planejamento.

Por fim, também temos, na viabilidade de uma obra, a logística. O que significa na disponibilidade de estradas e caminhos para que as pessoas possam acessá-la.

Acesse o nosso blog e leia o artigo sobre Descubra os melhores métodos para o acompanhamento de uma obra.

Qual a importância da viabilidade de uma obra?

Agora que você já descobriu o que é a viabilidade de uma obra, é possível estar se perguntando qual a sua importância na construção civil.

Sendo assim, estamos falando de um processo que permite analisar se vale ou não a pena investir em uma construção.

Ou seja, sem analisar a viabilidade de uma obra, é possível apostar no escuro, tomando como base apenas os desejos por trás de uma obra. E, consequentemente, você estará colocando o seu desempenho em risco.

No entanto, como fazer para tornar uma obra viável? O primeiro passo para uma construção se tornar viável é o fator econômico. Contudo, vamos explorar melhor o assunto, buscando soluções assertivas.

Como tornar uma obra viável?

É possível investir na compra de materiais e equipamentos mais baratos, tornando assim a própria obra mais barata.

Além disso, outra alternativa bastante assertiva é o aluguel de equipamentos. Uma obra mais barata permite a realização de mudanças no andamento de um projeto, sempre com o foco em diminuir gastos.

E se o problema relacionado à viabilidade de uma obra for a sua logística? Como deve ser o procedimento? Uma das melhores ações é a realização de modificações associadas à malha viária. É o que acontece, na maioria das vezes, em shoppings.

Por fim, se estivermos falando de problemas ambientais, é necessário pensar em práticas que recompensem os estragos.

Ou seja, é possível fazer um replantio da vegetação ou até mesmo implementar técnicas a fim de garantir a preservação do meio ambiente.

Contudo, é necessário sempre estar sob o amparo do seu contratante e da legislação.

Orçamento x viabilidade

Com o intuito de finalizar o nosso artigo, vamos abordar a relação entre a viabilidade de uma obra e o seu orçamento. Você já pode ver, por exemplo, que a parte econômica tem um papel fundamental.

Dessa forma, você percebeu que uma obra cara demais pode acabar não se tornando tão viável assim. E, como resultado, ela pode gerar prejuízos financeiros.

Portanto, o nosso intuito é apresentar, mais uma vez, a necessidade de reduzir os custos da sua obra. E, como apresentamos por aqui anteriormente, o aluguel de equipamentos é uma das melhores formas de alcançar os resultados esperados.

A Brasloc é uma empresa pioneira no assunto e oferece serviços como a montagem de andaimes e o aluguel de equipamentos.

Além disso, tem curiosidade em saber como é o nosso funcionamento? Acesse o nosso artigo a seguir e entre em contato conosco!

Leia Como funciona a Brasloc? Por que contratar os nossos serviços? e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços.