Artigo

Sustentabilidade na construção civil: o que você precisa saber?

Você sabe o que é a sustentabilidade na construção civil e qual é a sua importância para o segmento? Este, sem sombra de dúvidas, é um assunto de extrema importância quando falamos no andamento de uma obra.

De uns anos para cá, podemos perceber um cenário bastante incomum e desfavorável para o meio ambiente. O avanço da poluição e destruição dos habitats são fatores que têm levantado um alerta na sociedade.

Sendo assim, foram desenvolvidos vários processos relacionados à sustentabilidade na construção civil. O intuito é combater os impactos negativos que vêm surgindo no meio ambiente por meio do setor que nós estamos falando.

Portanto, é de extrema importância compreender mais sobre este assunto e como ele se aplica nas organizações. Inclusive, estamos falando de um fator que tem se apresentado como uma exigência por parte dos consumidores.

Dessa forma, vamos entender melhor sobre a sustentabilidade na construção civil agora? Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto tão importante!

Além disso, aproveite o assunto e leia também o nosso artigo sobre: Descubra agora como descartar o entulho de uma obra.

Por que a sustentabilidade na construção civil é importante?

Atualmente, os impactos negativos da falta de sustentabilidade tem sido sentidos em várias regiões do planeta. O que demanda uma maior atenção sobre este assunto que afeta e pode vir a afetar a vida de milhares de pessoas.

Dessa maneira, temos alguns dados alarmantes para você! Alguns estudos apontaram que nós já consumimos cerca de 30% mais recursos que deveria ser consumido.

Sendo assim, os mesmos estudos apontam que, em 50 anos, caso a terra não consiga repor o que foi perdido, o planeta irá enfrentar uma grande escassez. Você já conseguiu imaginar um contexto como este?

Portanto, precisamos falar e implementar a sustentabilidade na construção civil! Afinal de contas, este é um setor que, caso não adote os cuidados necessários, pode gerar alguns impactos na sociedade.

Acompanhe a seguir alguns dos principais benefícios da sustentabilidade na construção civil. Vamos lá?

Além disso, aproveite para ler o nosso artigo sobre O que é viabilidade de uma obra? Vamos descobrir?

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Atualmente, podemos perceber um aumento no número de consumidores que possuem como preferência consumir produtos ou serviços sustentáveis. O que exige que as empresas tomem certos cuidados.

Sendo assim, a construção civil não fica de fora, uma vez que até mesmo os aspectos econômicos de uma obra sofrem impactos por conta da sustentabilidade.

Ou seja, quando uma obra leva em consideração a sustentabilidade na construção civil, é possível reduzir custos. No entanto, como isso é possível?

Acontece que a sustentabilidade na construção civil permite que obra possa evitar desperdícios, gerando assim uma maior economia. O incentivo ao reaproveitamento de materiais é uma das ações que pode reduzir os custos.

Além disso, a implementação da sustentabilidade pode gerar outros impactos positivos para uma obra. Entre eles, a sua boa reputação no mercado, sendo bem vista pelo público, aumentando assim o seu destaque.

A sustentabilidade, quando implementada na construção civil, também pode otimizar os seus processos.

Portanto, conheça mais sobre tal relação no próximo item do nosso artigo. Ok?

Tornando uma obra sustentável

Para tornar uma obra sustentável, o Ministério do Meio Ambiente determina algumas orientações para a construção civil. O conhecimento de cada uma delas influencia diretamente na sustentabilidade de uma obra.

Desse modo, confira alguns dos principais fatores para tornar uma obra sustentável. Acompanhe a seguir!

Edificação

O primeiro ponto que deve ser tratado é em relação à edificação. É necessário, principalmente, reduzir o consumo de energia nas edificações.

Ou seja, estamos falando de um fator que influencia positivamente no uso de iluminação e até mesmo ventilação.

Sendo assim, deve-se levar em consideração a orientação solar mais adequada para ser utilizada em uma edificação.

Portanto, não se esqueça também de considerar a preocupação relacionada à acessibilidade.

Materiais

O foco no uso de materiais é a escolha daqueles que não se apresentam como tóxicos e que sejam recicláveis.

Sendo assim, acontece que alguns componentes químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e até mesmo à saúde humana.

Desse modo, quando falamos na sustentabilidade na construção civil, a escolha de materiais é de extrema importância.

Além disso, leia também o nosso artigo sobre os Principais passos para não errar na escolha do material de construção.

Energia

É de extrema importância que uma obra busque utilizar fontes que sejam renováveis e sustentáveis em suas instalações.

Dessa forma, alguns dos exemplos mais claros são o uso de coletor solar térmico ou até mesmo energia eólica.

Ou seja, ambas as opções devem ser levadas em consideração na hora de discutir sobre a sustentabilidade na construção civil.

Tratamento de água e esgoto

Uma das práticas mais recomendadas neste item é a utilização e reaproveitamento da água da chuva. Economizar e reutilizar a água é de extrema importância em questões sustentáveis.

Além disso, uma obra também deve se atentar à maneira com a qual lida com o esgoto, uma vez que o ideal é utilizar banheiros secos.

Áreas externas

Por fim, temos os cuidados que devem ser adotados nas áreas externas. Isto é, deve-se valorizar os elementos naturais e fazer um tratamento paisagístico.

Sendo assim, é fundamental sempre dar preferência à utilização de materiais que sejam reciclados na hora de fazer a pavimentação.

Portanto, conseguiu entender melhor o que é sustentabilidade na construção civil? Não se esqueça que estamos falando de um assunto indispensável para toda obra e que deve constar na sua lista de prioridades.

Desse modo, se você deseja continuar tendo acesso à mais informações e dicas como esta, acesse o nosso blog e confira!

Além disso, para entender melhor como a Brasloc pode te ajudar, seja com o aluguel de equipamentos ou com a montagem de andaimes, leia o nosso artigo sobre Como funciona a Brasloc? Por que contratar os nossos serviços?