Artigo

Segurança do trabalho: o guia completo para a construção civil

Um dos aspectos mais importantes na construção civil é a segurança do trabalho. Afinal de contas, estamos falando de um segmento que pode acabar oferecendo vários riscos aos funcionários.

Desse modo, é de extrema importância elaborar um planejamento a fim de proporcionar a segurança do trabalho no canteiro de obras. O que demanda que todo gestor à frente de uma obra entenda melhor sobre o assunto.

No entanto, podemos perceber que nem todos os líderes compreendem como implementar a segurança do trabalho. Você sabe quais são as medidas que, quando colocadas em prática no canteiro de obras, promove a segurança de todos os envolvidos?

A fim de auxiliar os gestores a compreender melhor sobre este assunto, preparamos um material completo para você. Vamos abordar todas as práticas que, quando implementadas, promover a segurança de todos.

Além disso, aproveite também para ler o nosso artigo sobre 3 dicas para garantir a segurança dos funcionários em uma obra.

Portanto, acompanhe o nosso artigo a seguir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto. Leia com a atenção e entenda agora como promover a segurança do trabalho no canteiro de obras.

O que é a segurança do trabalho?

Antes de entender como implementar a segurança do trabalho no canteiro de obras, é de extrema importância descobrir sobre o que estamos falando. Ou seja, do que se trata este termo tão importante na construção civil?

Sendo assim, estamos falando de uma série de elementos que foram criados para promover a segurança dos empregados no desempenho das suas atividades. Afinal de contas, os profissionais na construção civil estão sujeitos à uma série de riscos.

Ou seja, o intuito da segurança do trabalho é evitar que os profissionais sofram acidentes durante o seu trabalho. A sua implementação permite que todos os envolvidos em uma obra possam executar as suas atividades de maneira tranquila.

Quando falamos na segurança do trabalho no Brasil, o assunto começou a ser falado por volta de 1921. Ano no qual foi criado a Inspeção do Trabalho. Mais adiante, em 1943, criou-se a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Dessa maneira, desde então, a segurança do trabalho vem amadurecendo e ganhando forma em diversas atividades, como a construção civil.

Agora, ao invés de ser vista como um gasto, a segurança passou a se apresentar como um investimento. Isto porque ela permite o aumento da produtividade dos profissionais de uma obra.

Vamos entender melhor agora sobre como este assunto pode ser trabalhado dentro da construção civil.

Portanto, acompanhe conosco e descubra quais são as Normas Regulamentadoras que envolvem a segurança do trabalho.

Além disso, leia também o nosso artigo sobre o assunto Descubra quais são os principais erros na construção civil.

Quais as Normas Regulamentadoras na segurança do trabalho?

As Normas Regulamentadoras se apresentam como um conjunto de regras, requisitos e instruções que atuam com o intuito de promover a segurança no trabalho.

Sendo assim, ao se perceber uma crescente no número de acidentes de trabalho na construção civil, o cumprimento das Normas Regulamentadoras se torna obrigatório.

Ou seja, o intuito é tanto evitar a existência de acidentes, assim como também prevenir doenças que podem ser desenvolvidas.

Portanto, conheça a seguir quais são as principais Normas Regulamentadoras na construção civil e o que cada uma delas propõe. Vamos lá?

  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – NR 6 ;
  • Edificações – NR 8 ;
  • Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos – NR 12;
  • Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção – NR 18 ;
  • Trabalho em altura – NR 35 .

Dessa maneira, para entender melhor sobre cada uma das Normas Regulamentadoras acima, acesse o nosso blog e leia: Quais as Normas Regulamentadoras na construção civil?

Além disso, é possível que você esteja curioso em como implementar a segurança do trabalho no canteiro de obras. Não precisa se preocupar, o nosso próximo item vai abordar mais sobre este assunto tão relevante.

Logo, continue acompanhando e descubra como manter o seu canteiro de obras seguro para os seus profissionais. Vamos lá!

Como implementar a segurança?

Se você deseja implementar a segurança do trabalho na construção civil, saiba que deve seguir alguns passos. O cumprimento de cada um deles é fundamental para o cumprimento dos seus objetivos.

Sendo assim, o primeiro deles é a contratação de profissionais especializados no assunto. Isto é, aqueles que são capazes de elaborar  implantar um planejamento estratégico com foco na segurança.

Dessa maneira, é possível conhecer todas as Normas Regulamentadoras e se planejar de acordo com elas. Afinal de contas, estamos falando de vários dados de extrema importância na segurança do trabalho.

Além disso, uma outra alternativa seria contar com uma empresa de consultoria especializada no assunto. O foco é buscar um plano de gestão que contribua para um canteiro de obras seguro.

Desse modo, nós da Brasloc, entendemos que a segurança do trabalho é um valor indispensável nos nossos serviços. Fato que faz com que estejamos aqui, abordando sobre assunto com cada um de vocês, leitores.

Portanto, todos os nossos serviços de maneira com que a segurança de todos os profissionais seja garantida. Para mais informações sobre como nós podemos te ajudar, entre em contato conosco!

Não se esqueça também de acompanhar o nosso blog para ler mais conteúdos como este, que você acabou de ler.