Artigo

Dicas para a montagem de andaime: confira as melhores

A montagem de andaime é um dos principais processos dentro de uma obra. Afinal de contas, eles desempenham um papel de extrema importância na construção civil. Fato que torna este assunto indispensável.

Diante de tantos os componentes da construção civil, não podemos deixar de fora os andaimes. No entanto, como é feito a sua montagem?

O processo de montagem de andaime é indispensável na construção civil principalmente para as fachadas exteriores. O que demanda, em primeiro lugar, a escolha de profissionais especialistas no assunto. Até porque o andaime deve garantir a segurança de todos os trabalhadores de uma obra.

Desse modo, que tal entender como é a montagem de um andaime em uma obra? A Brasloc preparou para você um material completo para que você tenha um entendimento mais aprofundado sobre este assunto.

Portanto, acompanhe o nosso artigo e descubra tudo que você precisa saber sobre a montagem de andaime. Vamos lá?

Antes de continuar a leitura, aproveite também para ler o nosso artigo sobre o assunto Locação e montagem de balancim e andaime multidirecional.

Como é a montagem de andaime?

Analisar a correta montagem de um andaime passa por diversos fatores. Estamos falando de uma estrutura que exige bastante conhecimento técnico e experiência no mercado. Afinal de contas, o intuito é assegurar que os profissionais não sofram acidentes no dia a dia de uma obra.

Além disso, outro aspecto que não pode ficar de fora do nosso artigo é o uso de equipamentos de segurança individual, os famosos EPIs.

Dessa forma, quando falamos em trabalhos realizados em altura, a segurança é um fator que se apresenta como indispensável. Fato que torna o seu uso obrigatório dentro de uma obra.

Sendo assim, todos os profissionais envolvidos na montagem de andaime precisam, necessariamente, estar usando os seguintes EPIs:

  • Cinto no estilo paraquedista com talabarte;
  • Capacete;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auditivos;
  • Luvas do estilo vaqueta;
  • Botas de segurança;
  • Linha de vida

Desse modo, após todas as precauções, chegou o momento de entender como é feita a montagem de andaime.

Portanto, continue acompanhando o nosso artigo para entender melhor como deve ser esse processo.

Entenda como é a montagem de andaime

Em primeiro lugar, todo o gestor responsável pela montagem de um andaime deve entender quais são as leis e normas que regem o seu trabalho. Afinal de contas, estamos falando de uma estrutura que deve ser montada de maneira rígida mas temporária.

Dessa maneira, o primeiro passo é entender como a Norma Regulamentadora NR 18 atua sobre a montagem de andaime. Inclusive, a NR 18 diz respeito às Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

Ou seja, existe uma série de recomendações que regem como deve ser feita a montagem de um andaime em uma obra. Fato que obriga todo gestor compreender a lei que envolve a construção civil.

Montagem de andaime na prática

Em primeiro lugar, todo andaime deve ser montado tomando com base em um projeto de montagem e sua anotação de responsabilidade técnica (ART).

Desse modo, esse projeto elaborado por um engenheiro civil responsável, deverá verificar a carga exercida sobre ele, os pontos de ancoragem, etc. O objetivo é garantir que ele suporte todo o peso dos profissionais e dos equipamentos utilizados em ambientes de altura.

Além disso, outro ponto que não pode ser esquecido é o piso utilizado no andaime. É fundamental entender que toda a estrutura deve ser montada com o intuito de evitar desnivelamentos e, consequentemente, acidentes.

Dessa forma, para situações onde o terreno possui desníveis, é necessário usar sapatas ajustáveis para manter o nível do andaime. Se o grau de inclinação for muito grande é necessário fazer uma estrutura de sustentação para que o andaime possa ser montado em cima.

A área onde o andaime vai ser instalado deverá por segurança ser isolada, pois existe risco de queda do próprio equipamento no momento da montagem ou de algum material, ferramenta.

Além disso, deverá ser instalada uma linha de vida para os montadores no próprio andaime. Como o próprio nome diz, a linha de vida é onde os montadores do andaime travam os talabartes dos seus cintos de segurança, para caso acontece a queda, eles sejam travados e não caiam em queda livre.

Agora que você já compreender que a montagem de andaime deve ser feita sobre a direção de profissionais especializados e de acordo com normas regulamentadoras, qual deverá ser o próximo passo para uma obra?

Portanto, após compreender este primeiro processo, chegou a hora de contar com uma equipe profissional e especializada. Fato que faz com que apresentar os serviços da Brasloc se torne indispensável para toda obra.

Como a Brasloc pode me ajudar?

A Brasloc é uma empresa que atua desde 2000 na locação de equipamentos para a construção civil, montagem e desmontagem de andaimes e limpeza de fachadas. O nosso intuito é proporcionar um serviço de qualidade, onde atenda todas as necessidades dos clientes em trabalhos em altura.

Desse modo, dispomos de uma equipe profissional e capacitada para entregar resultados satisfatórios aos nossos clientes. Afinal de contas, a montagem e desmontagem de andaime é um serviço que demanda bastante atenção e cuidado.

Portanto, se você deseja contar com profissionais focados na excelência e segurança em uma obra, conte com a Brasloc! Atuamos com diferentes tipos de andaimes, focados em atender as necessidades de uma obra.

Para entender mais sobre os nossos serviços e como nós podemos te ajudar, entre em contato conosco! Fale com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre a Brasloc!

Além disso, não deixe acessar o nosso blog para acompanhar o nosso conteúdo! Semanalmente, disponibilizamos um conteúdo para você! Não deixe de conferir!