Artigo

Descubra agora como descartar o entulho em uma obra

Existem diversos fatores que influenciam o correto desenvolvimento de uma obra. Um deles são as formas utilizadas para descartar o entulho.

O setor da construção civil é um dos mais gera impactos ambientais, principalmente no que diz respeito à geração de resíduos sólidos.

Além disso, ainda existem também as sobras e os restos de materiais que acabam demorando para se decompor.

Desse modo, é de extrema importância que toda obra saiba quais são as maneiras de descartar o entulho corretamente. Afinal de contas, é indispensável que uma construção civil se mantenha ecologicamente sustentável.

Portanto, continue lendo este artigo para descobrir o que é considerado como entulho e como fazer o seu descarte. Lembre-se: este assunto é extremamente necessário que toda obra se mantenha regularizada.

Desse modo, acompanhe atentamente cada item apresentado a seguir e tire todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto. Vamos?

O que pode ser considerado entulho?

Toda obra na construção civil precisa lidar com diversos fatores que influenciam no seu resultado final, como o entulho.

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), os resíduos existentes na construção civil são considerados como entulho de construção ou de demolição.

Sendo assim, o entulho proveniente da construção civil se apresenta como todo resto de fragmento de diferentes materiais ou de uma demolição.

Ou seja, o entulho pode se apresentar como restos e fragmentos de tijolos, areia, argamassa, concreto, dentre outros materiais.

Portanto, antes de conhecer quais são as principais indicações para descartar o entulho de maneira assertiva, existem algumas especificidades que você deve saber.

Uma delas é a classificação dos entulhos, que podem ser divididas em quatro categorias.

Qual a classificação dos entulhos?

A classificação dos entulhos na construção civil foram determinados pela Resolução CONAMA nº 307/2002.

Desse modo, de acordo com esta resolução, os entulhos de uma obra podem ser classificados em quatro tipos diferentes. Conheça quais são a seguir:

  • Classe A: São aqueles resíduos que se apresentam como recicláveis ou passíveis de serem reutilizados. Alguns exemplos são os tijolos, telhas, argamassa, concreto, entre outros.
  • Classe B: São os resíduos considerados recicláveis, mas que são formados por plásticos, metais, papéis, vidros, entre outros.
  • Classe C: São considerados os resíduos que não podem ser reciclados ou recuperados, uma vez que ainda não existe tecnologia para tal processo.
  • Classe D: Todos os resíduos perigosos como solventes óleos, tintas, amianto, produto de demolição, entre outros.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é entulho e quais são os seus tipos, chegou a hora de conhecer como é feito o seu descarte.

Dessa maneira, continue acompanhando este artigo e confira algumas dicas para fazer o descarte de entulho de maneira legal e assertiva.

Como descartar o entulho?

Todo e qualquer empreendimento precisa ser um bom exemplo de sustentabilidade, visando proteger o meio ambiente e oferecer soluções que contribuam neste sentido.

Dessa maneira, é de extrema importância descartar o entulho de maneira assertiva, seja por sua reutilização ou por reciclagem.

Para o descarte correto dos seus entulhos, é fundamental que todo empreendimento consulte a prefeitura da sua cidade.

Ou seja, ela é a responsável por estabelecer e orientar as regiões na quais o descarte de entulho é autorizado.

Quando uma obra não faz o descarte da maneira correta, ela pode tanto criar um problema ambiental como também desperdiçar dinheiro.

Sendo assim, quando ela pode reciclar ou reutilizar o seu entulho e não o faz, ela tem o custo de adquirir novos materiais.

Desse modo, o correto descarte por parte dos empreendimentos influencia diretamente na redução de custos.

Portanto, conheça algumas dicas para fazer o descarte correto do entulho e uma obra e não encontrar dificuldades neste processo.

Faça a sua correta separação

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de entulho, é fundamental fazer a correta separação deles.

Desse modo, antes mesmo de fazer o descarte, é de extrema importância separar todo o seu entulho de acordo com a sua classificação.

Se atente à legislação

Atualmente, a própria Legislação Federal determina que toda construtora implante um programa para gerenciar os seus resíduos.

Ou seja, o intuito é que toda obra reduza ao máximos os seus desperdícios, reutilizando materiais, promovendo a reciclagem e fazendo o correto descarte de entulho.

Conte com um serviço especializado para descartar o entulho

As obras podem contar com um serviço de caçamba licenciada para fazer descartar o entulhos de maneira eficaz.

Dessa forma, a Brasloc possui os dutos de entulho que fazem a ligação da estrutura física da obra com a caçamba que pode estar dentro da obra ou na calçada.

Portanto, caso opte por um serviço especializado, deve-se certificar que ele está licenciado pela prefeitura. É o que garante que ele não faça o descarte em locais inapropriados e prejudique a sua obra.

Quer mais conteúdos como este?

Você acabou de saber como uma obra pode fazer o descarte de entulho. O que achou do conteúdo que leu?

Sendo assim, a Brasloc, além de ser uma empresa referência em Belo Horizonte no aluguel de equipamentos e montagem de andaimes, também disponibiliza diversos materiais informativos referentes à construção civil.

Além disso, você já leu o nosso último conteúdo sobre 4 vantagens para você optar pelo aluguel de equipamentos?

Dessa forma, acesse o nosso blog e continue acompanhando todo o conteúdo que disponibilizamos por lá!