Os andaimes são estruturas provisórias essenciais em construções executadas em locais com elevação, ideal para trabalho em altura. Mas, afinal, qual o tipo ideal para a sua obra? É preciso conhecer as informações técnicas sobre os modelos, além das recomendações de uso de cada um deles.

Cada modelo tem uma recomendação de uso específica, de acordo com sua carga máxima, altura atingível e formas de uso. É preciso saber também que há modelos que não devem ser usados, dependendo das necessidades da obra.

Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto e conhecer os quatro modelos disponíveis.

1. Andaime tubular

O andaime tubular é considerado o andaime clássico, basicamente formado por quadros dispostos de forma diagonal e fechado em X. Possui, ainda, bases reguláveis de acordo com a altura. De acordo com as normas vigentes, sua altura máxima deve ser de quatro vezes sua menor dimensão. Dessa forma, possui altura limitada e um andaime de 1.5 m deverá ter uma altura máxima de 6 m.

É o modelo mais simples e mais indicado para trabalhos menos elaborados. Por conta de sua simplicidade, é facilmente montado para serviços como pinturas de fachadas, limpeza, restauração e execução de obras em pequenas alturas e outros.

2. Andaime de tubo com abraçadeiras

Também conhecido como tubo equipado, esse modelo começou a ser fabricado há quase um século atrás, em 1930. Sua estrutura é composta por tubos que são conectados por abraçadeiras, fixadas com parafusos. Podem ser conectados por meio de ângulos retos ou variados, é bastante versátil e, portanto, um dos modelos mais utilizados.

Além da sua versatilidade, esse modelo também tem uma alta capacidade de peso e pode atingir alturas expressivas. Comporta cargas de, em média, 30 KN por tubulação a cada 2 m de altura. Pode chegar até 50 KN, nos casos em que há 1,5 m de altura. É uma boa opção para quando há interferências no local da obra, quando há balanços e também áreas restritas.

Por outro lado, deve ser evitado em casos nos quais os serviços são mais leves e não há a necessidade de suportar altas cargas. É o caso, por exemplo, de serviços de pintura.

3. Andaime fachadeiro

Como o próprio nome diz, é um andaime usado para cobrir fachadas de prédios, casas, shoppings centers, etc. É o andaime mais utilizado na construção civil, em obras de edificações de grande porte, por ser um andaime leve e versátil em sua montagem. No Brasil o padrão desse andaime é cada módulo dele ter 2 metros de altura, por 2 metros de largura, e 1,2 metros de profundidade. Cada poste pode comportar até 15 KN. Um dos seus maiores diferenciais é a possibilidade de montar vários níveis de trabalho, o que facilita o acesso às áreas mais altas. Saiba mais!

Locação de andaime fachadeiro é na Brasloc!

4. Andaime multidirecional

Produzido desde a década de 1970, ele é uma grande revolução. Esse modelo permite a execução de obras com apoios desnivelados, em balanço e em direções diversas. Cada poste aguenta cerca de 28 KN, podendo fazer uma dobra de poste para cargas maiores. Possui bases reguláveis, alçapão, escadas para o alçapão e travessas.

É útil para obras de grandes dimensões e que estejam em condições adversas, como áreas confinadas, solo com desnível, balanço e outros casos. Porém, como é um equipamento mais completo, é desaconselhado para serviços simples, os quais podem ser atendidos por um andaime tubular, por exemplo.

É o andaime mais utilizado e requisitado pela indústria por ser um andaime robusto, com travamentos mais seguros, extremamente simples para montar e com um grau de liberdade de montagem imbatível devido a grande variedade de peças e forma de encaixe, travamento. (acrescentei esse parágrafo)

 O valor do aluguel de andaimes varia de acordo com o tipo escolhido e também suas proporções. Por isso, escolher o modelo ideal é sinônimo de economia na execução da sua obra ou demais serviços em altura. Na Brasloc oferecemos um serviço completo que vai do envio do equipamento, montagem e desmontagem até a devolução do mesmo. Acesse nosso blog e leia também nosso post que explica por que você deve locar andaimes.